Misericórdia de Penafiel

Lares de Terceira Idade

Valências

Palavras de Boas-Vindas do Provedor

Boa noite! Embora já tenha cumprimentado alguns dos Caros Amigos, sintam-se agora todos cumprimentados, com a certeza da alegria que a Vossa presença nos dá.

Obrigado pois, não me esquecendo dos Caros Provedores que doutras paragens vieram associar-se à nossa alegria.

Quanto aos elementos da Mesa de Honra, embora quase todos conhecidos, permitam-me que os saúde e apresente.

1º Excelência Reverendíssima, Senhor Bispo, D. Armando Domingues, da Diocese do Porto;

2º Representante do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, D. Antonino de Sousa, Vereador Dr. Rodrigo Lopes;

3º Senhora Presidente da Mesa da Assembleia Geral desta Casa, Dr.ª Lúcia Marinheiro;

4º Senhora Presidente do Secretariado Regional do Porto da U.M.P. e Provedora da S.C.M. Marco de Canaveses, Professora Doutora Maria Amélia Ferreira;

5º Presidente da Junta de Freguesia de Penafiel, Senhor Carlos Leão;

6º Presidente do Definitório da S.C.M. Penafiel, Senhor Dr. Eduardo Nunes.

Muito obrigado a todos pela presença.

Outros agradecimentos. Um, muito especial, a todas as Entidades presentes, sinal evidente de que a Misericórdia lhes merece consideração.

Seguidamente, agradecimentos sinceros a todos e todas as Funcionárias, TODOS E TODAS que colaboraram e colaboram na organização desta festa. Obrigado.

Ainda um agradecimento especial ao Coro Masculino da Igreja da Lapa, pois que tornaram a Missa mais agradável de acompanhar, com a sua notável actuação.

Não me esqueço também dos Colegas da Mesa Administrativa, assim como os dos outros Corpos Sociais, a sua colaboração é contante. Estamos unidos!

E como não podia deixar de ser, um obrigado aos nossos Utentes, sempre presentes nas nossas manifestações. Para eles, no dia-a-dia, trabalhamos!

Uma vez mais, obrigado Excelentíssimo Senhor Bispo D. Armando por se ter dignado associar a esta efeméride, assim como a todo o Clero presente, saudando duma maneira especial o Senhor Capelão desta casa e Pároco da cidade de Penafiel, Padre Paulo Jorge.

Também à Zeladora desta Igreja, Dª Alice, e todas as Zeladoras dos Altares, muito obrigado.

Embora quase todos os presentes conheçam do que vou falar, a temática é sempre a mesma, mesmo assim, embora com alguns pontos repetitivos, permitam-me que os cite, pois há sempre convidados novos.

510 Anos! Talvez hoje, uma maneira diferente de dar os parabéns nesta data histórica, ainda maior significado pela similitude com alguns pontos entre a Cidade de Penafiel (uma forma de a homenagear) e a Misericórdia de Penafiel.

Seguindo a minha linha de pensamento, lembro que no ano 2020, dentro de muito pouco tempo, a Cidade de Penafiel começará a festejar os seus 250 anos;

Até 1973 eram só duas as cidades do Distrito do Porto, Porto e Penafiel.

A Misericórdia celebra hoje os seus 510 anos. Centenárias!

A Misericórdia de Penafiel é a 2.ª mais antiga do Distrito do Porto e a Instituição de maior peso na economia social do concelho!

Penafiel foi sede de Bispado, com Catedral, hoje Igreja de Nª Sª do Amparo, vulgo Igreja da Misericórdia.

Queremos, então, ser dos primeiros a dar os parabéns à Cidade de Penafiel e que continue na senda de desenvolvimento.

A Misericórdia, com Património sacro-religioso de apreciável dimensão, nomeadamente 2 Igrejas, assim como um Museu de Arte Sacra, diariamente aberto ao público, sendo Curadora uma colaboradora licenciada em Arte Sacra.

Valências – 3ª Idade, Creches e Infantário, Apoio Domiciliário, Cantina Social e RSI, num total aproximado de 500 Utentes.

Enfim, são dados que nos levam a sentir orgulhosos, dar os Parabéns a esta Santa Casa, da qual muito nos orgulhamos.

Parabéns Santa Casa da Misericórdia de Penafiel e parabéns à Cidade de Penafiel, bem merecidos,pois para chegar aqui, com certeza que muitas gerações de Homens valorosos fizeram por isso, gentes de valor, iniciativa e coragem.

PARABÉNS A TODOS.

Cumprimentos em misericórdia,