Misericórdia de Penafiel

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 37 Outubro 2017

Agenda

Qua. Nov. 22
Magusto no Lar de S. Martinho

Lar S. Martinho

Qua. Dez. 20
Festa de Natal da Instituição

Salão Polivalente

Dom. Dez. 24
Ceia de Natal

Lares da Instituição

Dom. Dez. 31
Ceia de Fim de Ano

Lares de Terceira Idade

Valências

Apresentação

Inaugurado em 31 de Outubro de 2004, a abertura do Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel foi o culminar de um longo caminho iniciado mais de 20 anos antes.
 
Desde finais da década de 70 do séc. XX que a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel sentia a necessidade de salvaguardar as peças mais importantes do seu património sacro, acumuladas ao longo de séculos de atividade em prol do bem comum.
 
Em 1981 dá-se a organização de um primeiro espaço expositivo, numa sala da fachada poente da Igreja da Misericórdia (fachada inacabada), onde as peças permaneceram vários anos, apesar das condições de exposição e conservação não serem as mais adequadas.
 
A partir de 1993 a Mesa Administrativa da Santa Casa desenvolve diligências junto de órgãos do Estado no intuito de obter ajudas técnicas e financeiras para organizar um museu em que se expusesse as peças de arte sacra inventariadas e restauradas.
 
Com o auxílio precioso da Direção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais foi possível converter alguns espaços anexos à Igreja da Misericórdia (sacristia, casa do sacristão, salão nobre, coro alto da igreja e fachada inacabada) em Museu de Arte Sacra, criando uma exposição permanente baseada na tradição espiritual da Santa Casa.