Misericórdia de Penafiel

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

- Dia 22 de Maio de 2018 (terça-feira) - Lar de s. Martinho, 10h30 - oração do terço;

- Dia 23 de Maio de 2018 (quarta-feira) – Lar de Santo António dos Capuchos, 10h30 - oração do terço;

- Dia 23 de Maio de 2018 (quarta-feira) – Lar Fernando de Oliveira Mendes, 15h00 - oração do terço;

 

FESTA DO CORPO DE DEUS EM PENAFIEL

IGREJA DA MISERICÓRDIA: dia 27 de Maio, às 18,00 Horas (Domingo).

Conferência do Padre José Cunha sobre a Festa e Procissão do Corpo de Deus.

Penafiel ainda conserva esta Procissão multissecular. O orador irá debruçar-se sobre o porquê de tantos elementos “profanos”, nesta Procissão Eucarística.

O Senhor Padre José Cunha e a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, terão muito gosto na sua presença.

 

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 38 Março 2018

Agenda

Qui. maio 24
Peregrinação ao Santuário de Fátima

Utentes dos Lares

Valências

Salão Nobre

Antiga casa do despacho

O espaço do Salão Nobre corresponde ao da antiga Casa do Despacho, onde durante séculos a Mesa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel reunia para tratar de todos os assuntos que a esta diziam respeito.

Além do conjunto de mesa e cadeiras de estilo Josefino, datadas da década de 1760, e que serviam para as reuniões da Mesa, esta sala conta com outras peças de mobiliário e decoração de reconhecido valor, bem como uma interessante coleção de louças. Destaca-se um retrato, pintura em óleo sobre tela datado de 1785, que representa a figura de D. Frei Inácio de São Caetano, efémero bispo de Penafiel e arcebispo de Tessalónica, que com um outro quadro que se conserva na Biblioteca Nacional de Portugal, em Lisboa, são os dois únicos retratos conhecidos desta importante figura.

O teto desta sala é de grande interesse. Realizado em estuque relevado a ouro, tem formato de teto de caixotão octogonal, tendo no medalhão central um alto-relevo em que estão representadas as armas da Santa Casa da Misericórdia.