Misericórdia de Penafiel

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 37 Outubro 2017

Agenda

Qua. Nov. 22
Magusto no Lar de S. Martinho

Lar S. Martinho

Qua. Dez. 20
Festa de Natal da Instituição

Salão Polivalente

Dom. Dez. 24
Ceia de Natal

Lares da Instituição

Dom. Dez. 31
Ceia de Fim de Ano

Lares de Terceira Idade

Valências

Rotas das Igrejas da Cidade de Penafiel

Apresentação Pública
 

Na passada quarta-feira, 2014-04-15, no Salão Nobre da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, foi divulgado a “Rota das Igrejas de Penafiel”.

Com efeito, por iniciativa desta Santa Casa e logo abraçada a ideia pela Câmara Municipal (Pelouro do Turismo), com a presença do Ex.mo Senhor Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, do Senhor Vereador do Pelouro do Turismo, do Provedor da Misericórdia, Júlio Mesquita e do Mesário responsável pelo património cultural e sacro da Santa Casa, Dr. Coelho Ferreira, perante representantes das Confrarias de todas as Igrejas da Cidade de Penafiel, do Senhor Pároco da Freguesia de Penafiel, de alguns Irmãos e pessoas anónimas, para além da Comunicação Social, foi apresentada a «Rota das Igrejas de Penafiel», a realizar nos 1ºs e 3.ºs sábados de cada mês (maio a setembro), pelas 9,30 horas, pedonal, com saída da Igreja da Misericórdia e terminando na de Santo António dos Capuchos, e ainda num outro percurso de miniautocarro, no último sábado de cada mês, pelas 14,30 horas, também com saída e chegada, da Igreja da Misericórdia e à de Santo António dos Capuchos, respetivamente.

Trata-se de uma acção no sentido de dar a conhecer grande parte do património sacro de Penafiel, promovendo o turismo religioso, nesta Cidade, com evidentes benefícios culturais e até de outra índole.

Não só os visitantes de outras terras, como os Penafidelenses, terão oportunidade de saber mais sobre a sua terra.

As visitas serão ciceroneadas por licenciados em História de Arte, a trabalharem no Museu de Arte Sacra da Santa Casa da Misericórdia.

Sua Excelência, o Senhor Presidente da Câmara muito elogiou esta iniciativa, secundado pelo Vereador Adolfo Amílcar, e que o Provedor e toda a Mesa Administrativa muito agradeceu a colaboração, pois como referido, muito contribuirá para que Penafiel, também neste campo, marque pontos…

Um agradecimento ainda referido, a todas as Confrarias que se disponibilizarão para abrir as portas dos seus templos e um muito obrigado ao Pároco de Penafiel, Reverendo Padre Paulo Jorge, pelo apoio que a esta iniciativa deu, salientou-se ainda.