Misericórdia de Penafiel

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 40 Abril de 2019

Agenda

Qui. Jun. 06
Passeio a Ponte de Lima

Utentes da Instituição

Sex. Jun. 14
Desfile de Carneirinho

Creches/Infantário

Sáb. Jun. 15
Arraial de Santo António

Utentes, Funcionários e Irmãos da Instituição

Valências

Creche e Jardim de Infância "O Capuchinho"

Foi em Outubro de 1990 que o Jardim de infância “O Capuchinho” iniciou a sua atividade. Para as suas instalações recorreu-se a um edifício existente no Cerrado dos Pelames.

Após a sua adaptação, foram essas instalações inauguradas e benzidas por sua Eminência D. João Miranda, bispo auxiliar do Porto, a 7 de Janeiro de 1991.

O crescimento contínuo da procura dos serviços prestados por essa valência, que à data comportava 25 crianças em sala mista (dos 3 aos 6 anos), levou a que a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, logo em 1996, sentisse necessidade de construir novas instalações, albergando não só o jardim de infância como também uma creche.

A 10 de Novembro de 2000, estas novas instalações, co-financiadas pelo programa RIME (Regime de incentivo á microempresas), foram inauguradas por sua Eminência D. Armindo Lopes Coelho, destinando-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.

Este edifício é constituído por rés do chão e 1º andar, ocupando a Creche o piso superior (com acesso por elevador) e o Jardim de infância o rés do chão.

A Creche tem um acordo de cooperação para acolher 30 crianças dos 4 aos 36 meses e é constituída por vários espaços, perfeitamente adequados à faixa etária em questão, sendo eles:

 

- Salas de atividades (Sala dos bebés, sala de 1 ano e sala dos 2 anos). São espaços luminosos, flexíveis e com materiais apelativos, divididos em áreas de interesse.

- Sala Polivalente, funciona como sala de acolhimento, de chegada e partida.

- Fraldários

- WC das crianças, com sanitários de dimensões reduzidas para que as crianças possam ser autónomas na sua utilização.

- Refeitórios

- Copa de Leites

- Parque exterior, rico em equipamentos e com piso amortecedor, partilhado com o Jardim de infância “O Capuchinho” e a Creche Santo António dos Capuchos.

O Jardim-de-infância tem um acordo de cooperação para acolher 60 crianças dos 3 aos 6 anos e é constituído por vários espaços, perfeitamente adequados à faixa etária em questão, sendo eles:

- Salas de atividades (Sala dos 3, 4 e 5 anos). São espaços luminosos, flexíveis e com materiais apelativos, divididos em áreas de interesse.

- Sala Polivalente, funciona como sala de acolhimento e de apoio a algumas atividades de enriquecimento curricular.

- WC´s de crianças, com sanitários de dimensões reduzidas para que as crianças possam ser autónomas na sua utilização.

- Refeitório, partilhado com a sala de 2 anos da Creche.

- Cozinha e copa.

- Parque exterior, rico em equipamentos e com piso amortecedor, partilhado com as Creches “O Capuchinho” e Santo António dos Capuchos.

Tanto a Creche como o Jardim visam proporcionar um ambiente caloroso e rico em experiências sociais e culturais e, assim, criar oportunidades para potenciar o desenvolvimento global e harmonioso das crianças.