Misericórdia de Penafiel

IMAGEM PEREGRINA DE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

- Dia 22 de Maio de 2018 (terça-feira) - Lar de s. Martinho, 10h30 - oração do terço;

- Dia 23 de Maio de 2018 (quarta-feira) – Lar de Santo António dos Capuchos, 10h30 - oração do terço;

- Dia 23 de Maio de 2018 (quarta-feira) – Lar Fernando de Oliveira Mendes, 15h00 - oração do terço;

 

FESTA DO CORPO DE DEUS EM PENAFIEL

IGREJA DA MISERICÓRDIA: dia 27 de Maio, às 18,00 Horas (Domingo).

Conferência do Padre José Cunha sobre a Festa e Procissão do Corpo de Deus.

Penafiel ainda conserva esta Procissão multissecular. O orador irá debruçar-se sobre o porquê de tantos elementos “profanos”, nesta Procissão Eucarística.

O Senhor Padre José Cunha e a Mesa Administrativa da Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, terão muito gosto na sua presença.

 

Portuguese English French German Greek Italian Polish Spanish

Edição n.º 38 Março 2018

Agenda

Qui. maio 24
Peregrinação ao Santuário de Fátima

Utentes dos Lares

Valências

Creche e Jardim de Infância "O Capuchinho"

Foi em Outubro de 1990 que o Jardim de infância “O Capuchinho” iniciou a sua atividade. Para as suas instalações recorreu-se a um edifício existente no Cerrado dos Pelames.

Após a sua adaptação, foram essas instalações inauguradas e benzidas por sua Eminência D. João Miranda, bispo auxiliar do Porto, a 7 de Janeiro de 1991.

O crescimento contínuo da procura dos serviços prestados por essa valência, que à data comportava 25 crianças em sala mista (dos 3 aos 6 anos), levou a que a Santa Casa da Misericórdia de Penafiel, logo em 1996, sentisse necessidade de construir novas instalações, albergando não só o jardim de infância como também uma creche.

A 10 de Novembro de 2000, estas novas instalações, co-financiadas pelo programa RIME (Regime de incentivo á microempresas), foram inauguradas por sua Eminência D. Armindo Lopes Coelho, destinando-se a crianças com idades compreendidas entre os 4 meses e os 6 anos.

Este edifício é constituído por rés do chão e 1º andar, ocupando a Creche o piso superior (com acesso por elevador) e o Jardim de infância o rés do chão.

A Creche tem um acordo de cooperação para acolher35 crianças dos 4 aos 36 meses e é constituída por vários espaços, perfeitamente adequados à faixa etária em questão, sendo eles:

- Salas de atividades (Sala dos bebés, sala de 1 ano e sala dos 2 anos). São espaços luminosos, flexíveis e com materiais apelativos, divididos em áreas de interesse.

- Sala Polivalente, funciona como sala de acolhimento, de chegada e partida.

- Fraldários

- WC das crianças, com sanitários de dimensões reduzidas para que as crianças possam ser autónomas na sua utilização.

- Refeitórios

- Copa de Leites

- Parque exterior, rico em equipamentos e com piso amortecedor, partilhado com o Jardim de infância “O Capuchinho” e a Creche Santo António dos Capuchos.

O Jardim-de-infância tem um acordo de cooperação para acolher 60 crianças dos 3 aos 6 anos e é constituído por vários espaços, perfeitamente adequados à faixa etária em questão, sendo eles:

- Salas de atividades (Sala dos 3, 4 e 5 anos). São espaços luminosos, flexíveis e com materiais apelativos, divididos em áreas de interesse.

- Sala Polivalente, funciona como sala de acolhimento e de apoio a algumas atividades de enriquecimento curricular.

- WC´s de crianças, com sanitários de dimensões reduzidas para que as crianças possam ser autónomas na sua utilização.

- Refeitório, partilhado com a sala de 2 anos da Creche.

- Cozinha e copa.

- Parque exterior, rico em equipamentos e com piso amortecedor, partilhado com as Creches “O Capuchinho” e Santo António dos Capuchos.

Tanto a Creche como o Jardim visam proporcionar um ambiente caloroso e rico em experiências sociais e culturais e, assim, criar oportunidades para potenciar o desenvolvimento global e harmonioso das crianças.